terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ramos da Agricultura Orgânica


Princípios da Produção Orgânica

Mudas e Material de Propagação: É terminantemente proibido o uso de sementes, mudas e animais transgênicos (modificados geneticamente).

Manejo de Solo: Adoção da rotação e do consorciamento de culturas, trabalhando com espécies, variedades e raças adaptadas ao local, e também, a implantação de quebra-ventos, cortinas vegetais e área de refugio para a fauna e flora nativa.

Biodiversidade: É um dos principais objetivos a ser alcançado por todas as propriedades certificadas.

Nutrição e Adubação: A planta precisa que o solo venha lhe proporcionar os nutrientes necessários para seu perfeito desenvolvimento, que será alcançado através da regeneração da sua fertilidade, dando preferência aos adubos de origem orgânica ou mineral de lenta liberação de nutrientes. Utilizar a reciclagem total dos resíduos orgânicos. Procurar integrar a produção animal à produção vegetal, visando à reciclagem dos nutrientes.

É terminantemente proibido haver embalagens cheias, parcialmente cheias ou vazias de agrotóxicos ou adubos solúveis nas propriedades orgânicas. São exceções: Rodenticidas, desde que haja manejo preventivo de roedores e proteção da saúde das pessoas e animais, e formicidas à base de sulfluramida, com os mesmos cuidados quanto à saúde de pessoas e animais.

Manejo de Ervas Nativas: As ervas nativas devem ser manejadas e não erradicada.

Proteção de Plantas: Quanto ao problema fitossanitário, o objetivo é prevenir pragas, doenças e parasitas, adotando medidas que aumentem a saúde do solo e a resistência das plantas, sendo preferíveis à profilaxia.

Preservação do Ambiente: O código florestal, a legislação sanitária e o código do consumidor devem ser observados e respeitados.

Armazenamento e Transporte: Prestar atenção às condições de armazenamento, transporte e comercialização dos produtos, seguindo os critérios da legislação em vigor.

Rastreabilidade: O produtor deverá manter uma contabilidade, que registre a entrada e a saída dos produtos, assim como todos os procedimentos efetuados no cultivo dos produtos de origem orgânica. Deve haver rastreabilidade de todos os procedimentos efetuados na produção, processamento e comercialização. O produtor deverá possibilitar a visita de consumidores que queiram conhecer os processos utilizados e as condições da produção.

Característica do Sistema Orgânico

Como distinguir o sistema orgânico do sistema convencional:


 

  1. A produção não utiliza agrotóxicos e adubos químicos solúveis, para que os alimentos fiquem saudáveis e sem resíduos contaminantes.
  2. Planejamento da utilização do solo, com preservação de recursos naturais.
  3. Praticas de conservação de solo.
  4. Preparo mínimo da terra.
  5. Manejo das ervas pioneiras.
  6. Adubação orgânica, com fertilizante de lenta liberação de nutrientes, rotação de culturas, biodiversidade, etc.
  7. Compromisso do produtor com o consumidor quanto à qualidade e a não contaminação dos produtos por produtos químicos.
  8. Relação sócio-econômica adequada entre produtor e empregado, garantido todos os seus direito sociais, médicos e trabalhista.