quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Fazendinha Agroecológica - SIPA

A formalização da entrada da Embrapa Agrobiologia na Agricultura Orgânica aconteceu com o projeto Sistema Integrado de Produção Agroecológico (SIPA), a conhecida "Fazendinha Agroecológica Km 47" . Em 1990, começou o planejamento. A idéia era ter um local para servir como vitrine, onde seria possível colocar em prática todas as tecnologias desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa. A implantação ocorreu em 1993, com o plantio de horta orgânica. 

Localizada, em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, a Fazendinha Agroecológica é um espaço de 59 hectares, com solos caracterizados como de baixa fertilidade, destinado ao exercício da agroecologia. Desde o seu início, o projeto vem sendo conduzido em parceira entre a Embrapa Agrobiologia, Embrapa Solos, UFRRJ e PESAGRO-RIO.

Dentro de uma estratégia que procura dar sustentabilidade e estabilização à atividade produtiva no meio rural, a fazendinha foi estruturada buscando a exploração racional das potencialidades locais. Como prioridades , podemos citar:

  • o uso de recursos locais, sempre que possível;
  • obter máxima reciclagem de nutrientes;
  • integração das atividades de produção animal com as de produção vegetal;
  • alcançar auto-suficiência em nitrogênio, por meio de reciclagem e fixação biológica, usando intensamente a rotação e a diversificação de culturas;
  • minimizar as perdas de nutrientes do solo;
  • manter o equilíbrio nutricional das plantas e evitar situações de estresse, de modo que seus mecanismos de defesa não sejam alterados e possam se manifestar;
  • manter as populações de fitoparasitas e ervas invasoras em níveis toleráveis, sem o emprego de técnicas que representem impactos negativos de natureza ecotoxicológica;
  • intensificar a utilização de espécies arbóreas;
  • estabelecer práticas de manejo alternativo de bovinos, suínos e aves;
  • realizar, através de pesquisadores de áreas específicas (Solos, Fitotecnia, Botânica, Fitossanidade, Sanidade Animal, etc), monitoramento científico, obedecendo a uma visão holística;

Em nove anos de projeto, foi possível transformar a paisagem. O que antes era puro capim Colonião hoje são mais de 50 espécies de plantas cultivadas anualmente. São frutíferas variadas, entremeadas a plantios de hortaliças e cereais, adequando-se ao complexo leguminosas e gramíneas para adubação verde e cobertura do solo, empregadas em sucessão e/ou consórcio simultâneo. Além disso, existe ainda, uma área de preservação de fragmentos da Mata Atlântica e um horto botânico.

A experiência tem mostrado que o cultivo em sistema orgânico é viável para diversas culturas, com destaque para: alface, brócolis, milho, sorgo, chicória , couve, pimentão, quiabo, feijão de vagem, aipim, batata doce, beterraba, cenoura, inhame, bertalha, acerola, maracujá, cana-de-açúcar, rúcula, mamão, banana, pinha, figo e melancia.

Núcleo de Treinamento

A Fazendinha Agroecológica tem oferecido oportunidades de treinamento a agricultores, técnicos e estudantes. Dentro de uma abordagem agroecológica, procura-se uma integração dos meios rural e urbano. As tecnologias empregadas são repassadas através de visitas, palestras e cursos. O público-alvo é constituído de agricultores, técnicos, extensionistas e estudantes universitários.

Visitas

Uma média de 1500 pessoas visitam a Fazendinha Agroecológica anualmente. As pessoas ou instituições interessadas devem agendar na Área de Comunicação e Negócios pelo telefone (21) 2682-1500, ramais 237 e 245 ou pelo e-mail sac@cnpab.embrapa.br .

Nenhum comentário: