quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sistematização e integração da conservação e uso de Fungos Micorrízicos Arbusculares

02.2002.447

Líder do projeto: Orivaldo José Saggin-Junior

Resumo:

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) são simbiontes de raízes de extrema importância para o funcionamento da maioria dos ecossistemas terrestres. É essencial avaliar e conservar o germoplasma de FMAs nativos de biomas brasileiros devido a potencial utilização destes fungos no contexto de agricultura sustentável e recuperação de ecossistemas e, também, para preservação de nossa biodiversidade. Desta forma, este projeto tem o objetivo de isolar FMAs de ecossistemas agrícolas e naturais, multiplicá-los, incluí-los como novos acessos ao Banco de Germoplasma de Glomales da Embrapa Agrobiologia e testá-los quanto a eficiência de promover o crescimento e nutrição de diversas espécies de plantas. Além disto, objetiva-se também estudar técnicas de cultivo destes fungos para obtenção de culturas bastante diversificadas e para o cultivo massal em aeroponia, além de estudar o uso de cápsulas gelatinosas para carrear o inóculo entre outras formas de inoculação destes fungos. Primeiramente, será organizado e sistematizado as atividades do Banco de Germoplasma existente na Embrapa Agrobiologia e, então, novos acessos de FMAs serão incluídos, isolados de amostras coletadas em campo nas rizosferas das plantas em que se tenha interesse de avaliar a eficiência de diferentes FMAs. Entre as plantas a serem avaliadas no presente projeto estão Mimosa artemisiana (leguminosa arbóreas usada na recuperação de áreas degradadas); Arachis pintoi (adubo verde); Mussaenda sp (ornamental); batata baroa (olerícola); banana, abacaxi, graviola (Frutíferas) e mandioca (planta extremamente dependente de FMAs). Todas, exceto a mandioca, passam por fase de formação de mudas, o que facilita a inoculação deste fungos. Serão também avaliados métodos para isolamento e manutenção dos novos acessos no Banco, para multiplicação massal de FMAs por aeroponia e para inoculação deste fungos. Espera-se obter um banco de imagens fotográficas dos acessos, treinamentos de estudantes de graduação e pós-graduação, disponibilidade de acessos para pesquisas com cultivos "in vitro" em raízes transformadas, ontogenia dos esporos e genética molecular.


 

Subprojetos:

Ø 02.2002.447-01 - Conservação e multiplicação de Fungos Micorrízicos Arbusculares

Resumo:

O subprojeto ampliará e manterá o banco de germoplasma (BG) de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) da Embrapa Agrobiologia e produzindo material genético e inóculo para experimentação. Terá o objetivo geral de estabelecer um BG de Glomales nos moldes de coleções internacionais, porém incorporando a padronização das informações de acessos de ecossistemas brasileiros, novas técnicas de cultivo para obtenção de culturas bastante diversificadas das nossas espécies de FMAs, além de tecnologias para o cultivo massal em aeroponia das espécies de maior interesse para experimentação. Tal proposta permite caracterização de nossos FMAs através de culturas de referência e o fornecimento de material para estudos futuros de ontogenia e genética molecular, além da obtenção de inoculantes relativamente puros para avaliar os efeitos dos diferentes fungos em experimentos de campo. Pretende-se ainda disponibilizar material fotográfico de boa qualidade mostrando as características que estes acessos apresentam em nossos ambientes e promover o treinamento na identificação morfológica de FMAs. Os resultados atenderão a comunidade científica, fornecendo culturas de referência de morfotipos tropicais de FMAs, imagens de nossos morfotipos, treinamento em taxonomia, disponibilização de acessos puros para pesquisa taxonômica e inoculante leve para pesquisa em campo.


 

Ø 02.2002.447-02 - Fungos micorrízicos em plantas nativas e cultivadas

Resumo:

Nos sistemas produtivos tem prevalecido a diminuição da biodiversidade, uma aceleração do fluxo de energia e contínua remoção de nutrientes dos sistemas. Isto, aliado a outras ações antrópicas mais intensas como atividade de mineração, construção de barragens, estradas, loteamentos etc., resulta na perda parcial e em alguns casos, perda total da matéria orgânica do solo e com isso a fertilidade do mesmo. A elevada acidez , associada à alta saturação de alumínio, baixa disponibilidade de nutrientes e elevada capacidade de adsorsão de fósforo, são limitações que ocorrem em muitos dos solos tropicais. Conseqüentemente, quantidades relativamente elevadas de fertilizantes fosfatados são requeridos para o cultivo nesses solos. Devido a baixa fertilidade natural dos solos e aos altos preços dos fertilizantes industrializados, tem sido dada ênfase ao estudo das associações de plantas com microrganismos que favoreçam o aproveitamento de nutrientes em meio com baixa disponibilidade dos mesmos. Os efeitos dos fungos que formam as micorrizas arbusculares (FMA) na utilização de fósforo e crescimento das plantas têm sido avaliados em algumas culturas de interesse econômico, visando minimizar os custos das mesmas e maximizar a eficiência de utilização dos fosfatos. As MA aumentam a área explorada pelo sistema radicular, favorecendo o melhor uso do fósforo presente no solo. Plantas não micorrizadas ou mesmo colonizadas por FMA ineficientes, crescendo em condições de baixa disponibilidade de fóforo, em geral necessitam de mais fertilizante fosfatado do que plantas eficientemente micorrizadas. A aplicação de FMA, em larga escala, na agricultura é ainda restrita por serem esses microrganismos biotróficos obrigatórios, o que limita a produção de inóculo. Porém, sua utilização em culturas que passam pela fase de viveiros é viável. Nas culturas que não possuem essa característica, é importante o conhecimento da influência das diversas práticas agrícolas na população de fungos nativos, visando o manejo adequado dos mesmos. O subprojeto tem como objetivos gerais isolar e caracterizar Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) presentes na rizosfera de diversas espécies e avaliar a eficiência de FMA para a formação, estabelecimento e produção de culturas que passam uma fase de seu ciclo em viveiro. A metodologia a ser utilizada será a de isolamento , caracterização e multiplicação de FMA e ensaios de viveiro avaliando a contribuição destes fungos na formação das mudas e estabelecimento após transplante. Ao final do subprojeto, espera-se gerar conhecimentos para uma melhor formação de mudas de leguminosas arbóreas com potencial de uso na Mata Atlântica como a Mimosa artemisiana;e de outras espécies como Mussaenda sp; Arachis pintoi e batata baroa (Arracacia xanthorrhiza), com fungos micorrízicos arbusculares.


 

Ø 02.2002.447-03 - Isolamento, Caracterização e Relação de Eficiência de Fungos Micorrízicos Arbuculares com Fruteiras e Mandioca

Subprojeto coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura

Nenhum comentário: