quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vitrine tecnológica: imagem institucional e negócio tecnológico para sistemas de produção agroecológicos

Código: 18.2001.030
Líder do projeto: José Antônio Ramos Pereira

Resumo:

As empresas competem hoje não só por participação no mercado, mas também pela estima de seus públicos. A reputação de uma organização é baseada na percepção de seus públicos de interesse. Quanto melhor a reputação de uma empresa, melhores são os resultados e mais forte é sua posição no mercado. Em relação a imagem institucional e a imagem da marca, podemos afirmar que ambas tendem a se confundir na percepção do consumidor, tornando impossivel distinguir ação institucional e ação de marketing, na percepção da imagem da marca. A importância da integração dos enfoques institucional e mercadológico vem sendo enfatizada na Embrapa, desde a implantação das Políticas de Comunicação e Negócio. É sabido que a marca Embrapa é o maior bem que temos, e na percepção nossa e do consumidor está fortemente aliada às nossas Tecnologias, Serviços e Produtos (TSP). A missão da Embrapa preconiza a viabilização de soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, através da geração, adaptação e transferência de conhecimento e tecnologias, em benefício da sociedade, considerando a promoção do agronegócio brasileiro, as políticas governamentais e as expectativas do mercado. No caso da Embrapa Agrobiologia, especialmente em se tratando de agricultura ecológica, a visibilidade do Centro precisa estar aderente ao mercado de produtos orgânicos e a tecnologias limpas.Está claro para nós que em relação ao mercado de produtos agrícolas, todos os estudos de cenário e tendências atuais conduzem a demanda elevada por tecnologias que utilizem cada vez menos insumos químicos e cada vez mais técnicas para a produção orgânica de alimentos. É uma oportunidade que não podemos perder. A Embrapa Agrobiologia desenvolve, desde 1993, projeto em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), que viza a pesquisa, experimentação e validação de tecnologias para o cultivo orgânico de alimentos, intitulado Sistema Integrado de Produção Agroecológico, também chamado Fazendinha Agroecológica do km 47. Este espaço, de 59 ha, se tornou referência à nivel nacional em produção agrícola em sistema orgânico, o que tem atraído um número elevado de interessados em visitas, cursos e insumos para a prática ecológica da agricultura. O projeto pretende não só estabelecer uma Vitrine tecnológica na área da Fazendinha, mas também, implantar vitrines de até 5000 m² em áreas de favelas , para, através da metodologia Treino&Visita, desenvolver relacionamento nas comunidades peri ou intra urbanas, além de identificar novas oportunidades de negócios, gerando renda e emprego no campo e na cidade.Atuaremos na chamada agricultura urbana, levando parte de nossa experiência para comunidades de baixa renda, promovendo a integração urbano/rural, através de treinamentos de capacitação e visitas monitoradas. Pretende-se em cada área externa à empresa, estimular o comércio de produto alimentícios e medicinais. Em relação à Fazendinha, que será o cenário desta integração, pretende-se normatizar o recebimento de visitas de público urbano, a chamada elite agroecológica, explorando um nicho de mercado crescente, que é o ecoturismo e o turismo rural, diversificando fontes de receita, para a manutenção deste espaço.Com este objetivo, atualmente estão sendo treinados monitores, preparadas áreas de horto e trilha, além da construção de quiosque de bambú e forno para carvão, dentro do programa de educação agroambiental do Centro. O cliente verá a Embrapa nestes espaços. É o que pretendemos cristalizar.


 

Ø 18.2001.030-01 - Vitrine tecnológica para agricultura com enfoque ecológico

Resumo:
As tendências e cenários do mercado de alimentos, apontam para o uso cada vez maior de tecnologias que eliminem ou diminuam o uso de insumos químicos, agrotóxicos e similares, na agricultura. O mercado mundial de produtos orgânicos teve um grande incremento nos últimos anos, o que vem acompanhado de demanda elevada por tecnologias para o cultivo orgânico de alimentos. Desde 1994, a Embrapa Agrobiologia desenvolve projetos de pesquisa em agricultura orgânica na Fazendinha Agroecológica, com a contribuição de diversos parceiros em vários projetos de pesquisa. Este espaço vem servindo, à partir de 1995, para outras atividades da Área de Comunicação e Negócios, como por exemplo, treinamentos diversos, cursos, visitas e o programa de educação agroambiental. Existe uma forte pressão por visitas de produtores e público urbano, abrindo excelente oportunidade de interação com a sociedade, ampliando as possibilidades de transferência de tecnologias, processos e conhecimento para os diversos segmentos de público. Para atuar como uma vitrine tecnológica o espaço necessita de adequação. Trata-se da manutenção, ampliação e melhorias que o espaço necessita, para atuar como uma vitrine de tecnologias e ser utilizado na sua plenitude. Necessita ainda ações administrativas em relação à segurança e identificação dos diversos espaços utilizados no atendimento das demandas de clientes por visitas.


 

Ø 18.2001.030-02 - Vitrine de agricultura urbana com enfoque ecológico

Resumo:
A definição de agricultura urbana refere-se a pequenas superfícies situadas dentro de uma cidade e destinadas à produção de cultivos e criação de pequenos animais para o consumo próprio ou para a venda em mercados locais (FAO, 1999). A expressão "Agricultura Urbana" ou "Agricultura intra e peri Urbana" tem, agora, sido adotada pelas agências das Nações Unidas tais como, UNDP (Smith et al., 1996) e FAO (FAO, 1996; COAG/FAO, 1999).O subprojeto objetiva ações multidisciplinares e no caso específico da Embrapa Agrobiologia, a coordenação de uma rede de diferentes áreas da ciência, atuando dentro das comunidades, oferecendo várias oportunidades aos cidadãos e gerando saldo positivo no tão valorizado relatório social.O Rio de Janeiro e as áreas de atuação do projeto são emblemáticas nos resultados que esperamos alcançar. A integração com as ações do subprojeto 18.2001.030-01(Vitrine Tecnológica de Agricultura orgânica-Fazendinha), facilitará o treinamento e capacitação adequados, sendo importante ponto de apoio à este subprojetoprojeto.

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